Porque a maioria das nossas bibliotecas serve comunidades rurais, beneficiando de um conhecimento próximo sobre os desafios quotidianos que se lhes colocam, podendo assim ser uma grande mais valia para a sua resiliência e desenvolvimento, divulgamos e sugerimos o seguimento atento das iniciativas e conteúdos desta plataforma europeia, de forma a melhor poder colaborar e contribuir para o desenvolvimento das nossas comunidades.
Esta visão centra-se nas pessoas e faz parte do trabalho da Comissão em matéria de democracia e demografia, sendo acompanhada por um plano de ação que delineia os principais instrumentos de investimento nas zonas rurais e apresenta ações que integram todas as políticas da UE.
A estratégia apresenta uma nova iniciativa-chave, o Pacto Rural, quadro para a cooperação europeia, que visa “mobilizar as autoridades públicas e as partes interessadas para agirem sobre as necessidades e aspirações dos residentes rurais”.
Essas aspirações são descritas em
dez objetivos que resultaram de consultas participativas e processos de envolvimento das partes interessadas: governos nacionais, regionais e locais, organizações da sociedade civil, empresas, academia e cidadãos, tendo em vista a consecução dos objetivos comuns da visão para as zonas rurais.
São três as missões chave:
- Amplificar as vozes rurais e dar-lhes destaque na agenda política
- Estruturar e permitir a criação de redes, a colaboração e a aprendizagem mútuas
- Incentivar e acompanhar os compromissos voluntários para agir em prol da visão comum
No próximo dia 8 de junho, decorrerá um Webinar com o tema «
Strengthening digital skills of rural people» e que tem como objetivo a reflexão sobre o fortalecimento das competências digitais da população rural paraque esta possa beneficiar da era digital. Promovido pelo Gabinete de Apoio ao Pacto Rural, da UE, e dirigido a promotores e criadores de projetos e iniciativas (incluindo atores públicos e privados locais, regionais e nacionais) de capacitação digital em áreas rurais, visando um ou vários grupos de interessadas (jovens, idosos, empresas), aguardamos que o mesmo seja disponibilizado online, já que o prazo de inscrição para participação, infelizmente, já prescreveu.